terça-feira, 10 de maio de 2016

E.T.A. Hoffmanns Der Sandmann -1993

Um filme alemão digno de nota e bem distante do cinema de arte praticado á epoca no país pelos famosos Herzog, Wenders e Fassbinder entre outros. Trata-se da terceira adaptação para as telas do seminal conto de E T A Hoffmann e que chegou, inclusive, a merecer  um estupendo ensaio de Sigmund Freud já no séc. XX.
 Eckhart Schmidt é um diretor nao muito badalado e de extensa filmografia com nada mais nada menos  que 106 filmes no currículo: é verdade que boa parte deles trata-se de documentários e trabalhos para a TV. No entanto a filmografia para o écran guarda obras significativas no universo da exploitation europeia tais como "Der Fan" e "Alpha City" entre outros.
Em linhas gerais a narrativa de Schmidt respeita a narrativa do conto original com ligeiras variações. Um jovem perambula  pelas ruas de uma cidade mediterrânea italiana em companhia da namorada  e fica obcecado pela visão de uma mulher de aparência diáfana  e sedutora, que por azar e acaso  parece ser filha de um homem que lembra o amigo do pai morto num incêndio, e que ele julga ser o responsável por essa morte.
O filme  é um crossover de romantismo gótico, horror, art-house tipicamente europeu , ficção cientifica e romantismo com fortes toques de erotismo. Quase anacrônico e nostálgico soando como um filme dos anos 60 ou 70. O filme pode ser baixado com legendas em inglês no blog:http://rarelust.com/e-t-a-hoffmanns-der-sandmann-1993/

Um comentário:

A.R.L disse...

Poderiam fazer uma matéria sobre o fraquinho filme Dylan Dog e as criaturas da noite baseado na hq de terror , Dylan Dog que retorna a ser publicada em 2017 pela Editora Lorentz, e foi vencedora de 2 hq mix de melhor hq de terror. o filme é fraquinho demais mas a hq é ótima.