Não é seguramente o melhor filme estrelado por Bárbara Steele, mas tem seus atrativos e peculiaridades. Foi, por exemplo, seu último filme no cinema que a consagrou: o italiano. Inglesa, fez fama na Itália, com apenas 21 anos, quando estreleou a “A maldição do Demônio” de Mário Bava, clássico do terror; e em seguida estrelaria uma série de filmes no gênero, com escapadas para trabalhar com Fellini em “Oito e Meio”, mas invariavelmente acabava retornando ao gênero. Da Itália, já consagrada como rainha do terror, voltaria á Inglaterra e EUA, quase sempre... em filmes de terror, até que deu um basta e abandonou o gênero, declarando que não queria mais ficar saindo de caixões esquisitos. Camillo Mastrocinque foi diretor, e um dos roteiristas, dessa última incursão italiana de Steele no terror. Mais uma vez uma ambientação gótica. Para contracenar com ela um ator com vínculos brasileiros, o ator Anthony Steffen, filho de um embaixador brasileiro em Roma, inclusive tendo falecido aos 74 anos no Rio de Janeiro em 2004.
O cenário é uma aldeia italiana a beira de um lago, no século 19. O nobre local retirou do lago a estátua de uma antepassada. Um escultor, Roberto (Steffen) é convidado para restaurá-la. Ao mesmo regressa ao castelo a sobrinha do conde, Harriet (Bárbara Steele) , que apresenta uma extraordinária semelhança com a estátua. As mortes começam a acontecer e os aldeões creditam estas mortes a uma antiga maldição ligada à ela. A nobre retratada, Belinda, fora uma mulher cruel e sanguinária. Não demora muito para que a sobrinha comece a apresentar sintomas claros de que está possuída pela antepassada. Mais uma vez Steele demonstra seu talento em um papel duplo, assim como havia feito em outros filmes: sensacional a maneira como ela com apenas um olhar e entonação de voz se transfigura em outra persona. Da doçura e inocência para a crueldade e perfídia, acompanhada de uma sensualidade predatória: a sádica possessa vai,, graças aos seus atrativos sexuais atraindo os homens ao redor, seja um professor da escola da aldeia, um jardineiro retardado, um aldeão tosco, e até uma mulher, para atingir seus objetivos. A trama aparentemente previsível em seus contornos góticos acaba revelando inesperadas soluções, que vão surpreender o espectador que se deixar enredar nesse neste bom filme.
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