domingo, 11 de dezembro de 2011

Riti, Magie Nere e Segrete Orge nel trecento...(1973)


Um filme ,que mais que a epítome e suma de um gênero é o símbolo do crepúsculo de vários gêneros caros ao cinema italiano. O ano de 1960 foi marcante para o cinema popular com o lançamento de “A Máscara do Dêmonio” de Mário Bava. Ali se sinalizava um caminho a seguir para os diretores italianos indiferentes ao cinema de arte italiano que já ganhava forma, com os primeiros filmes de Antonioni, Fellini e outros. Nada de dramas existenciais, simbolismos, abstrações metafísicas e afins. Na cola do sucesso desse filme,estrelado por Bárbara Steele, ressurgiam vampiros, bruxas, maldições, gritos, corredores escuros, noites de tempestade, criados corcundas, mocinhas virginais ou diabólicas, e com a liberação dos costumes, muito erotismo, nudez feminina gratuita ou não. No mesmo ano Renato Polselli lançava um filme de terror “O vampiro e as Bailarinas”, que sem obter o mesmo impacto da obra-prima de Bava, se tornaria de qualquer maneira uma referência obscura no gênero, apresentando aqui e ali inovações. A carreira do diretor prosseguiria errática, com 22 filmes até os anos oitenta, alguns não creditados ou inacabados, e viria a falecer em 2006, já aposentado( o último filme em vídeo foi em 1984). Canto de cisne do gênero, confluência, em seu título pomposo original italiano já se anuncia o que virá, no título inglês com o qual o filme adquiriu alguma notoriedade – “The Reincarnation of Isabel” - , no entanto, somente em um aspecto do filme é ressaltado, não dando uma exata ideia do conjunto (ou falta dele). Todos os clichês da fórmula já gastíssima, reunidos na história de uma mocinha, Laureen (Rita Calderoni), que vai com o os pais para um castelo habitado por um sujeito esquisito, com jeitão de vampiro de filme B. O pai, interpretado por Mickey Hargitay, ator que adquiriu alguma fama como Tarzan, e na Itália foi astro de filmes de terror entre outros gêneros. Nas redondezas do castelo existe um colégio para garotas, e algumas delas estão sendo mortas. Mas, estranho mesmo é que a maioria das moças é virgem, o que convenhamos no cinema italiano sexploitation é mesmo uma aberração. Polselli deixa a lógica - em todos os níveis -de lado e coloca em seu caldeirão todos os ingredientes possíveis: vampiros, a moça queimada como bruxa séculos antes pelos aldeões da região ,a maldição, noites de tempestade, janelas se abrindo, gritos , orgias castas para os padrões atuais, as catacumbas, torturas e algum sadismo aqui e ali. Para dar vazão a tantos elementos só mesmo uma narrativa fragmentada, onírica, psicodélica, elíptica e surreal. Cinema histérico e popular, com um pé na vanguarda. Uma hidra de várias cabeças que se sustenta pela cara-de-pau e, alguma insolência estética, do diretor. A partir desse filme o cinema italiano praticamente abandonaria o gênero. No entanto o francês Jean Rollin, o espanhol Jess Franco, entre outros, insistiriam e manteriam aberta a porta que Polselli tentara fechar, ou melhor, reabririam a tumba cerrada com o filme.

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