quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Bésame Monstro -1969
Jess Franco, Jess Franco, finalmente me aproximo de um filme dele, quer dizer escrevo sobre um . Só fui descobri-lo nos EUA. É verdade que indiretamente já o conhecia graças à trilha de “Vampyres lesbos”, um cd que eu curtia particularmente. E com este filme dei os primeiros passos em seu universo. Confesso que me irritei, imaginava outra coisa, sei lá. Mas a beleza de Soledad Miranda me cativou como uma vampira. A experiência seguinte, nas longas noites de insônias americanas, foi “Vênus in Furs”, que apesar do título nada tinha muito a ver com o livro de Masoch. Nada que tenha me impressionado muito. Ainda não estava me adaptado ao universo singular do espanhol. Foi mesmo com “La Female Vampire” ou “Les Avaleuses de 1973, que me converti ao culto frankiano, mas não teria sido na verdade uma conversão à Lina Romay ? . O fato é que baixinho espanhol ainda está aí vivissímo ,e finalmente com a obra reconhecida pela oficialidade: foi premiado na Espanha pelo conjunto da obra. Para muitos críticos e cinéfilos canônicos uma afronta. Um cara ,que digamos assim, invejo . Afinal fez até agora mais de 160 filmes, conheceu algumas das mulheres mais gatas do cinema europeu e ainda por cima é o eterno namorado de Lina Romay. Como lembrei anteriormente a crítica canônica o despreza , só mesmo blogueiros, amantes de cults, trashes, eurotrashs, exploitation, extremos, sexploitation, o cultuam. E Franco sempre se lixou para qualquer tipo de cinéfilo, sempre fez questão de ser anti-intelectual, popular, sem culpa nenhuma. E o mais divertido nisso tudo é que o seu começo de carreira anunciava outro caminho: começou como assistente do monstro sagrado Orson Welles, quando este estava na Espanha filmando "Chimes at Midnigh",depois de ver um dos seus filmes, gostou e o convidou.
Acho que Franco percebeu ali que cinema de arte seria uma roubada e caiu fora da onda metendo de vez as mãos nas tranqueiras. O filme que abordo, do final da década de sessenta é um filme de transição entre seus primeiros filmes góticos e os eróticos e de terror que realizaria nos anos 70 em diante, desembocando no pornô hardcore algumas vezes. No meia da década realizou uma série de aventuras de espionagens leves e divertidas. Como esta aqui:um filme de espionagem e uma comédia em todos os sentidos. Tem um quê de Hawks e seu “Gentlemen Prefer Blondes”, uma loura e uma morena caçando homens, no caso de Franco uma loura e uma morena caçando confusão. Mas em comum com as personagens de Hawks elas são também cantoras para disfarçar a verdadeira natureza do negócio:aqui são detetives. Lembrando que a dupla estrelou outro filme de Jess Franco. A trama não importa muito: temos um segredo de uma fórmula secreta à la Hitchcock, mortes misteriosas, um vilão planejando dominar o mundo, um bando de espiões de diferentes organizações, algum sexo e cientistas malucos. Em meio a essa confusão as duas mocinhas, interpretadas por Janine Reynauld e Rossana Yanni vão perambulando , levando tudo “numa boa, numa nice”. Os detratores de Mr. Franco podem detoná-lo por tudo, e talvez tenham lá suas razões, mas de duas coisas eles não podem falar nada: o uso de belas mulheres e as fantásticas trilhas sonoras. Aqui neste filme, mas uma vez a trilha é um show a parte. Há por exemplo no tradicional momento em uma boate, todo mundo dançando, e uma puta banda tá mandando um som bem afrobeat .E a ficha técnica não diz nada sobre esta banda, uma pena. O filme foi realizado no Caribe e nasceu de uma ideia do produtor Adrian Hoven, que é um dos atores do filme. A produção foi hispano-germânica e por isso acaba que tem vários títulos diferentes, dependendo da fonte. Normal em se tratando de filmes de Jess Franco.
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Um comentário:
Não sei se vc já viu os comentários do Robert
http://robertmonell.blogspot.com/2007/07/besame-monstruo-spanish-dvd.html?zx=b5086a3d8016fa77
sobre as diferenças entre a versão original e a americana...
Obrigado e tudo de bom!
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