segunda-feira, 18 de abril de 2011

The Bounty Hunter- 1954


Último dos seis filmes estrelados por Randolph Scott com o diretor André de Toth. A série do ator com Boetticher é mais badalada e melhor. Isso não significa, entretanto, que essa série de westerns com o húngaro caolho não mereça atenção. E esse filme, exibido no Brasil com o título de “Feras Humanas” é seguramente o ápice estilístico e artístico da série. Foi realizado em 1954. Baseado numa história de Winston Miller, também roteirista do filme. O elenco traz duas ilustres presenças: Ernest Borgnine, num papel de coadjuvante e uma das rainhas do filme B, Marie Windsor.
O filme foi feito originalmente em 3D, mas acabou sendo lançado em versão normal. Explicam-se então alguns objetos voando em direção ao espectador.
Trama inventiva e eficiente: Randolph Scott é um caçador de recompensas contratado pela Pinkerton para encontrar três assaltantes de um grande roubo de trem. Os indícios sugerem que eles teriam se refugiado em uma pequena cidade, Twin Forks, e ele ruma para lá. A chegada dele instaura o pânico entre os cidadãos, com consequências imprevisíveis. Ecos do Macarthismo? Provavelmente. A trama lembrou-me outro western que resenhei aqui anteriormente “No name on the Bullet” (1959)de Jack Arnold. Scott está mais uma vez à vontade no papel do caçador solitário e ambíguo. Não muito diferente dos filmes que fez com Boetticher.
Bastam os planos iniciais para André de Toth, demonstrar que é um dos gigantes do cinema clássico americano. A abertura do filme serviria de inspiração para Sérgio Leone em “Era uma vez no Oeste” alguns anos depois. Talvez ele não tenha tido tanto reconhecimento quando os outros caolhos clássicos – Lang, Ford e Walsh- mas seguramente tem seu lugar reservado entre os grandes. Guerra, noir, westerns, capa e espada, terror, o húngaro de nascimento – que foi casado com a beldade Veronica Lake-, se deu bem em quase todos os gêneros. É só assistir essa obra-prima do cinema e do western para comprovar minha assertiva.

Nenhum comentário: