quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Byleth -O Dêmonio do Incesto - 1972


Uma pequeno e obscuro exemplar do eurotrash dos anos 70, mais precisamente vindo da Itália, pródiga em realizar este tipo de filmes que combinavam erotismo acentuado, horror, violëncia e o que mais tivesse à mão para atrair público e causar impacto. Este filme foi dirigido pelo igualmente obscuro Leopoldo Savona, mais “conhecido”por haver realizado alguns westerns spaghetti lembrados apenas por fãs mais empedernidos. Fugindo completamente ao estilo acima, temos aqui outra típica producao pensinular do período e que fará o deleite dos apreciadores da exploitation . Para quem acha que cinema italiano é Fellini, Pasolini e cia ltda, melhor passar longe. Aqui temos um filme estritamente popular, como só os italianos sabiam fazer. e que causaria indignacão aos cinéfilos puristas. “Byleth – O dêmonio do incesto” tem nudez de sobra para os voyeurs, com belas mulheres se desnudando a todo momento; atores canastrões e uma trama que beira o nonsense e o incoerente às vezes. E apesar de tudo, que deleite este filme !

A trama é ambientada no sec 19 e traz elementos das narrativas góticas , emprestando ao filme uma atmosfera irreal , quase surrealista. Mark Damon, ator canastrão e conhecido por trabalhar até com Roger Corman, é Lionello, um nobre melancólico e que nutre uma paixão incestuosa pela irmã Bárbara (Claudia Gravy) . Após uma longa ausência ele retorna ao castelo da família e a encontra, agora casada.. Sua chegada coincide com o ínicio de uma série de misteriosos e brutais assassinatos de mulheres da região. Entramos então no terreno do giallo, gênero fecundo do cinema popular italiano do período. O filme se desenvolve de maneira contemplativa e ambígua: tudo pode nao passar afinal de contas de um produto da mente doentia de Lionello. Um pesadelo.

O filme foi uma dica do querido Carlos Reichenbach , em seu blog “Reduto do Comodoro” e que além de sempre indicar filmes raros como este, vez ou outra dispõe para o público de links para downloads de filmes especiais.

“Byleth”nunca foi exibido comercialmente no Brasil, ao que parece, mas é agora facilmente encontrado na internet para baixar. Quem tem gosto cinematográfico despido de preconceitos pode arriscar

2 comentários:

Markito disse...

Já coloquei seu Link no blog, põe o meu ai tbm


Abçs
.
.


http://acervonacional.blogspot.com/

Gilberto Carlos disse...

Adorei o seu blog. Estou seguindo e coloquei o link no meu blog: www.gilbertocarlos-cinema.blogspot.com. Abs.